Páginas

Quem sou eu

Minha foto
33 anos, casada, metida a cozinheira e artesã.

19 setembro 2010

Couve Flor Gratinada

No final do dia, mas consegui postar.
Mais uma receita saudável e gostosa.












Rendimento:
2 pessoas

Ingredientes:

  • 1 couve-flor pequena
  • 500 ml de leite
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 1/2 colher de sopa de manteiga ou margarina
  • 1/2 cebola descascada
  • 1 folha de louro
  • Sal a gosto
  • Noz-moscada a gosto
  • Bacon a gosto (opcional)


Modo de fazer:

Limpe a couve-flor e separe em ramos menores. Você pode cozinhar ela um pouquinho antes, mas eu coloquei direto no forno.
Coloque os ramos em uma travessa e reserve.

Em seguida prepare o creme que jogaremos por cima da couve-flor.
O primeiro passo é colocar o leite, a cebola e um louro na panela para ferver. Assim que começar a ferver desligue o fogo e retire a cebola e o louro e jogue fora. Esse processo aromatizará o leite.
Depois coloque a manteiga em uma panela para derreter (fogo baixo) em seguida vá colocando aos poucos a farinha de trigo e mexa sem parar. A ideia é formar uma pasta que vai ajudar a engrossar o leite para criar o molho branco. O nome dessa pasta é roux.


1
3
2

Assim que finalizar volte a ligar o leite em fogo baixo e coloque essa pasta aos poucos e vai mexendo por mais ou menos uns 15 a 20 min sem parar.
Agora é  desligar o fogo e temperar com sal e noz-moscada a gosto, eu coloquei 1 colher de chá de cada.
Uma parte opcional é fritar o bacon (no micro ondas de preferência) e colocar no molho.
Mexa e jogue por cima da couve flor.

Por último jogue queijo ralado por cima e leve ao forno alto (de preferência na grade mais alta assim gratina melhor) por 30 min.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

Raphael disse...

Não sou fã de couve-flor, mas essa parece bem apetitosa (pelo menos o visual, hehe).

abs

Dani disse...

Ah, eu amo couve-flor, ainda mais gratinada! Adoro tudo o que é gratinado!
Vou fazer um dia!
Beijos!

Pé Mimado disse...

Eu amo couve-flor. Vou salvar essa receita, Je. Eu tenho uma receita de Bolo salgado de brócolis, eu já te passei??? Fica muito gostoso, tb. Essa receita da couve-flor gratinada vai para o meu caderno de receitas.

beijooooo...

Sabine disse...

Eeeeita!

Que delícia!
Couve-flor aqui em casa eu faço de um jeito bem mais simples, mas também fica bem gostoso...
Qualquer hora te passo as dicas!

Beijo!