Páginas

Quem sou eu

Minha foto
33 anos, casada, metida a cozinheira e artesã.

09 fevereiro 2013

Comidinhas Árabes - Parte 1 - Coalhada

Demorei, mas aí vai a primeira das receitas para fazer um jantar das arábias....
Nessa primeira parte, a receita do que leva mais tempo pra fica pronto, a coalhada!

Eu não sou muito fã, mas como o maridão gosta e a receita até que é fácil, resolvi fazer.

Ingredientes:

1 litro de leite (melhor usar o de saquinho)














170 gr de iogurte natural














Modo de fazer:

Coloque o leite em uma panela para ferver. Quando começar aquelas bolinhas de que vai começar a ferver pode desligar.












Deixe esfriar um pouco. Para quem tem termômetro de cozinha o leite tem que ficar mais ou menos com 50ºC. Quem não tem como eu, coloque o dedo (dedinhos lavados, por favor!) no leite, se você aguentar ficar 10 segundos, é o ponto certo!
Como esse leite vai ter que ficar descansado depois que você colocar o iogurte, se quiser tirar da panela e colocar em outro recipiente é a hora. Só que esse recipiente tem que ter tampa, ok? Eu deixei na panela mesmo.

Bom, agora é a vez do iogurte. Coloque o potinho do leite e mexa um pouco. Feche a tampa, enrole com um pano de louça e deixe me um local que não terá corrente de ar, não vai balançar e ninguém vai mexer.

Essa foi um das razões que fiz a coalhada a noite, antes de deitar. Desse modo pude colocar ela no forno e garantir que ela pudesse ficar quietinha....
O leite com o iogurte ficou descansando por umas 8 horas.

O próximo passo é tirar o soro. Para isso você precisa de um tigela funda e uma peneira. Como minha peneira era pequena eu usei o escorredor de macarrão.
Você deve pegar tigela, colocar a peneira (ou escorredor de macarrão) por cima. Em seguida pegue o pano de prato e coloque por cima da peneira. Agora é só jogar o leite por cima do pano.




Na imagem dois você já começa a ver o soro escorrer.
Agora ponha tudo isso na geladeira e deixe descansar por pelo menos 3 horas. Quanto mais tempo ficar "coando" mais cremoso fica. Aí vai do gosto de cada um.
Eu deixei 4 horas. E o soro vai saindo....













Agora é só retirar do pano e guardar em um recipiente fechado na geladeira por 7 dias ou no congelador por 30 dias.


Isso foi o que sobrou pra guardar....Olha a textura!

Dica:
Se você fizer misturar a coalhada com um pouco de açúcar (com o fouet mesmo) e depois fazer uma calda (ou simplesmente a fruta em pedaços) com damasco, morango, pêssego etc...e comer junto com o a coalhada é como você estive comendo aquele iogurte grego, bem caro no mercado!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: