Páginas

Quem sou eu

Minha foto
33 anos, casada, metida a cozinheira e artesã.

15 junho 2011

Madalena de carne moída

Mais um pratinho delicioso e que pode ser modificado o recheio. Vc pode fazer de palmito, frango, camarão....
Eu usei carne moída porque é um dos que mais gosto e também era o que eu tinha em casa.

Ingredientes:
  • 7 batatas pequenas
  • 250gr a 300gr de carne moída
  • 1/2 xícara de molho de tomate pronto
  • 1/2 xicará de água
  • 1 colher de chá de margarina
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • Pedaços de queijo (opcional)
Modo de fazer:
Corte as batatas (quando menor, mas rápido cozinha) e coloque para cozinhar com sal até ficar bem mole para fazer um pure. Após as batatas estarem bem cozidas, jogue fora a água do cozimento e amasse as batatas até virar pure, tente deixar sem aqueles pedacinhos de batata.
Em seguida misture a margarinha e a farinha. A farinha nesse processo serve para deixar a batata mais firme para você poder colocar na forma e também para comer a torta. Eu sugiro que vá colocando aos poucos a farinha até vc sentir que a massa de batata está menos molenga. Atenção: não coloque muito para não ficar com muito gosto de farinha.
Reserve essa mistura.
Frite a carne moída e depois misture o molho de tomate e a água. Por último coloque sal a gosto. Deixe o molho mais grosso. Se você notar que está muito aguado, coloque um pouco de farinha de trigo ou amido de milho para engrossar.
Agora é só montar o prato.
Pegue a forma (não é preciso untar) e coloque uma camada da massa de batata. Vá pegando alguns pedaços e aperte na forma. Cuide para não usar d+ nessa primeira camada e não sobrar para fechar depois.

 Passo seguinte colocar o molho de carne moida no meio (eu fui bem generosa na quantidade). Se quiser vc pode colocar por cima da carne um pedacinhos de queijo fica bem bom!


E agora cubra com cuidado com o resto da massa. Creio que essa etapa é a mais difícil, mas pegue quantidades pequenas de massa e vá apertando levemente. Por fim pincele uma gema de ovo por cima para dourar.


Asse por 30 minutos em fogo médio a alto até dourar e pronto:

Se for para ser um prato único, essa quantidade serve para umas duas pessoas. Se for para ser acompanhamento de outros pratos, serve 4 pessoas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

Ariel Martins disse...

AMOOOOOOO Madalena, mas nunca tinha visto a receita.

muito bom...

#fominha

abs jê

Dani disse...

Eu tambem amooooooooooo Madalena! E tambem nunca soube como se faz, hehe!

Essa vai pro meu caderninho! Que delicia!

Beijos!